PSICÓLOGO OU PSIQUIATRA?

Atualmente é extremamente comum ouvirmos a seguinte dúvida: preciso ir no psicólogo ou psiquiatra?

Antes de tudo cabe esclarecer que o psiquiatra é um profissional que tem formação em medicina e atua principalmente no tratamento medicamentoso dos transtornos mentais. Já o psicólogo é o profissional que tem formação em psicologia e possui uma vasta gama de atuações tais como: Psicoterapia, Ludoterapia, Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e várias atividades que envolvem o alívio e tratamento das dificuldades humanas.

O psicólogo que possui especialização em psicoterapia está apto a tratar os mais diversos transtornos mentais, porém, dependendo da gravidade será primordial o tratamento juntamente com um médico psiquiatra para a utilização das medicações adequadas que possibilitarão a melhoria do quadro apresentado pelo paciente.

É importante saber que NEM TODO PSICÓLOGO É PSICOTERAPEUTA E NEM TODO PSIQUIATRA É PSICOTERAPEUTA!

A psicoterapia é uma especialidade (do psicólogo ou do psiquiatra) utilizada para o tratamento dos transtornos mentais (depressão, ansiedade, fobias, etc) e podendo utilizar do encaminhamento ao psiquiatra para o uso de medicação caso necessário.

Todo bom profissional da saúde deve utilizar todos os recursos presentes para o melhor tratamento de seus pacientes, podendo sempre que achar necessário encaminhar para profissionais de outras áreas da saúde (nutricionista, fisioterapeuta, médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, etc).

Normalmente todas as pessoas encontram dificuldades no mais diversos momentos de suas vidas e desta forma podem necessitar de ajuda profissional para a solução de tais problemas. Alguns exemplos de situações em que são recomendados o tratamento com o psicólogo: problemas de relacionamento, dificuldades com a educação dos filhos, conflitos familiares, perdas significativas, dificuldades escolares, etc.

Assim como o psicólogo pode recomendar ao paciente um tratamento com o psiquiatra, este poderá também indicar que seu paciente busque um psicólogo.

Vale ressaltar que em grande parte dos casos o acompanhamento com o psicólogo juntamente com o psiquiatra traz resultados extremamente eficazes.

Desta forma os psicólogos e psiquiatras são profissionais da área de saúde mental que estão capacitados para ajudar as pessoas com dificuldades emocionais a terem um melhor direcionamento em suas vidas e alivio dos seus sintomas, recomendando assim o tratamento mais adequado para cada caso.